Teatro Oriental

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Teatro Oriental

Mensagem por Abraão Rocha de Sousa em Seg Set 07, 2015 8:46 pm

A CONCEPÇÃO ARTÍSTICA DA ÓPERA DE PEQUIM
Por volta da metade do século XVIII durante a dinastia Ching, a peça musical lírica e poética começou a se desenvolver na direção de um novo estilo, acentuando um sentido de realidade e exigindo um palco maior,"público". O imperador Chien Lung (1736-1795) tinha um grande interesse pelas trempes teatrais da China e encontrava tempo, em suas viagens, para visitar os teatros das províncias. Assistia atentamente à atuação, canto e dança dos artistas. Os melhores deles eram então chamados a Pequim.
O nome, aliás, refere-se meramente à origem do novo estilo, não à sua localização sub-sequente. O estilo da Ópera de Pequim combina os dois elementos dominantes do teatro chinês: a perfeição uniforme do conjunto e também o desempenho individual singular do ator principal. Mei Lan-fang, delicado homenzinho com uma graça sem idade, que por muitos anos retratou a beleza e o fascínio femininos, tomou-se o ídolo internacionalmente aclamado do teatro chinês. Se u mentor Ch' i lu-shan escreveu ou adaptou perto de quarenta peças para ele. Mei Lan-fang estrelou todas elas, exibindo sua arte única e sutil. O texto literário era a tela que Mei Lan-fang adornava com os intrincados e sutis ornamentos de suas variações histriônicas. – (História Mundial do Teatro, Margot Berthold, pp.66-67.)

Ópera Chinesa Imagem 1


Ópera Chinesa Imagem 2


Ópera Chinesa Imagem 3




O vídeo não está em português mas considerei relevante observarmos as perfomances, o canto, a vestimenta entre outros fatores que fazem parte do repertório da Ópera Chinesa.
avatar
Abraão Rocha de Sousa

Mensagens : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum