Teatro Oriental
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Teatro Oriental
A CONCEPÇÃO ARTÍSTICA DA ÓPERA DE PEQUIM
Por volta da metade do século XVIII durante a dinastia Ching, a peça musical lírica e poética começou a se desenvolver na direção de um novo estilo, acentuando um sentido de realidade e exigindo um palco maior,"público". O imperador Chien Lung (1736-1795) tinha um grande interesse pelas trempes teatrais da China e encontrava tempo, em suas viagens, para visitar os teatros das províncias. Assistia atentamente à atuação, canto e dança dos artistas. Os melhores deles eram então chamados a Pequim.
O nome, aliás, refere-se meramente à origem do novo estilo, não à sua localização sub-sequente. O estilo da Ópera de Pequim combina os dois elementos dominantes do teatro chinês: a perfeição uniforme do conjunto e também o desempenho individual singular do ator principal. Mei Lan-fang, delicado homenzinho com uma graça sem idade, que por muitos anos retratou a beleza e o fascínio femininos, tomou-se o ídolo internacionalmente aclamado do teatro chinês. Se u mentor Ch' i lu-shan escreveu ou adaptou perto de quarenta peças para ele. Mei Lan-fang estrelou todas elas, exibindo sua arte única e sutil. O texto literário era a tela que Mei Lan-fang adornava com os intrincados e sutis ornamentos de suas variações histriônicas. – (História Mundial do Teatro, Margot Berthold, pp.66-67.)
Ópera Chinesa Imagem 1
Ópera Chinesa Imagem 2
Ópera Chinesa Imagem 3
O vídeo não está em português mas considerei relevante observarmos as perfomances, o canto, a vestimenta entre outros fatores que fazem parte do repertório da Ópera Chinesa.
Por volta da metade do século XVIII durante a dinastia Ching, a peça musical lírica e poética começou a se desenvolver na direção de um novo estilo, acentuando um sentido de realidade e exigindo um palco maior,"público". O imperador Chien Lung (1736-1795) tinha um grande interesse pelas trempes teatrais da China e encontrava tempo, em suas viagens, para visitar os teatros das províncias. Assistia atentamente à atuação, canto e dança dos artistas. Os melhores deles eram então chamados a Pequim.
O nome, aliás, refere-se meramente à origem do novo estilo, não à sua localização sub-sequente. O estilo da Ópera de Pequim combina os dois elementos dominantes do teatro chinês: a perfeição uniforme do conjunto e também o desempenho individual singular do ator principal. Mei Lan-fang, delicado homenzinho com uma graça sem idade, que por muitos anos retratou a beleza e o fascínio femininos, tomou-se o ídolo internacionalmente aclamado do teatro chinês. Se u mentor Ch' i lu-shan escreveu ou adaptou perto de quarenta peças para ele. Mei Lan-fang estrelou todas elas, exibindo sua arte única e sutil. O texto literário era a tela que Mei Lan-fang adornava com os intrincados e sutis ornamentos de suas variações histriônicas. – (História Mundial do Teatro, Margot Berthold, pp.66-67.)
Ópera Chinesa Imagem 1
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O vídeo não está em português mas considerei relevante observarmos as perfomances, o canto, a vestimenta entre outros fatores que fazem parte do repertório da Ópera Chinesa.
Abraão Rocha de Sousa- Mensagens : 1
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