Teatro Oriental
Página 1 de 1
Teatro Oriental
Teatro Nô: algumas características
José Arnaldo Pereira
Nô é uma forma clássica de teatro japonês que existe desde o século XIV. Um drama que envolve a poesia, a dança, o teatro, canto e música, que vibram juntamente as relações hierárquicas e populares da sociedade.
No teatro NÔ, não se tem nomes de personagens. Existe uma hierarquia das figuras de palco, onde os papeis dos atores são conhecidos pela categoria do papel: Shite, Waki, Tsure/Waki-Zure e Ai-Kyogen.
A imagem a cima é de um SHITE, que é o personagem principal das histórias do NÔ. O Shite costuma ser uma criatura sobrenatural. Normalmente usa a máscara pelo fato de ser um espírito. O figurino do Shite também é o mais caprichado que o figurino dos demais personagens; mais rico em ornamentos e luxuoso.
A interpretação é bem sintética e delicada, gestos pequenos [...], caracteriza-se por um estilo lento, postura ereta, rígida, de movimentos sutis,. O cenário é inevitavelmente constituído por um pinheiro e uma ponte. A utilização destes elementos cênicos remetem aos rituais xintoístas e budistas.
Os trajes do Nô são extremamente formais e de tecido abundante, de modo que os contornos naturais do corpo do ator praticamente desaparecem. Dessa forma, as características da roupagem, somadas ao emprego das máscaras, tem por função apagar a individualidade do intérprete, e aí está a essência e o princípio estético dessa forma de arte. O sutil impacto do Nô está justamente no talento artístico que surge das restrições severamente formais que o caracterizam.
*Ainda pontuo, a complexidade em selecionar informações, os motivos são diversos desde a escassez da literatura, bem como a mescla em sua escrita, entre características, comparações- isto é, o material encontrado não é linear, é recursivo, e muitas vezes extremamente subjetivos.
Referencias serão dissertadas em sala de aula!
José Arnaldo Pereira- Mensagens : 1
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|